Publicado em 3 de outubro de 2016

Mutirão da Campanha ‘Outubro Rosa’ começa dia 6

Publicado em: 21 de setembro de 2016 às 18:12

Nesta quinta-feira (06) inicia a Campanha Outubro Rosa, uma mobilização contra o câncer de mama e de colo de útero. Para celebrar a data a Secretaria Municipal de Saúde promoverá no sábado, dia 15 de outubro, um evento na Praça Francisco Alves Negrão, onde serão oferecidas algumas orientações sobre prevenção de câncer bucal, aferição de pressão arterial, corte de cabelo para doação, apresentação de dança e música, além de arrecadação de leite para o VICC – Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer.

Itararé promove há anos a mobilização e graças as ações de conscientização sobre a doença o número de exames coletados neste período aumenta a cada ano. “Já é da natureza da mulher se cuidar e com o maior acesso à informação elas estão procurando suas unidades de saúde para fazer exames e não só nos mutirões, mas durante todo o ano. Isto é muito importante para a qualidade de vida”, afirmou a primeira dama Juliana Tagliatela.

No último ano a Secretaria de Saúde realizou 452 exames de papanicolau, cerca de 20% a mais que no ano anterior, e a expectativa é que neste ano este número cresça. Para atender a demanda  durante o mês de outubro todos os Postos de Saúde de Itararé realizarão Mutirões de Coleta do exame de papanicolau, inclusive nos finais de semana.

Confira a data do Mutirão de Exames, que incluem coleta de papanicolau e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Procure o seu posto de saúde. Participe e previna-se!

UBS VILA OSÓRIO

DUAS EQUIPES

DIA: 23

O que é Outubro Rosa

É um movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de Mama.

Mulheres com idade entre 40 e 49 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde, caso seja diagnosticada alguma alteração suspeita o profissional solicitará uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já as mulheres entre 50 e 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada 2 anos.

O exame de papanicolau tem o objetivo de detectar câncer de colo do útero e anormalidades causadas pelo HPV, deve ser realizado anualmente, nas Unidades Básicas de Saúde, por todas as mulheres a partir de 25 anos que já iniciaram a vida sexual.

outubro-rosa2