A colaboração da população é essencial para interromper o ciclo de transmissão e contaminação

Publicado em 5 de janeiro de 2024

Prefeitura de Itararé (SP) alerta sobre aumento do risco de Dengue no verão

O Aedes Aegypti, além da dengue, também transmite chikungunya e zika vírus.

Diante do alerta do Ministério da Saúde sobre o aumento esperado de casos de dengue em 2024, a Prefeitura de Itararé (SP), através da Vigilância Epidemiológica, está intensificando as campanhas de conscientização sobre a doença e reforçando a importância dos cuidados individuais para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O cenário de risco é amplificado pelas condições climáticas do verão, que propiciam um ambiente ideal para a reprodução do mosquito vetor. O Aedes Aegypti, além da dengue, também transmite chikungunya e zika vírus. Os sintomas da dengue podem variar desde febre alta e dores no corpo até sinais de alarme como sangramentos e dor abdominal intensa, que requerem atenção médica imediata.

A Prefeitura enfatiza que, embora existam programas nacionais e municipais de controle do mosquito, a colaboração da população é essencial para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas em seus 45 dias de vida, e seus ovos podem sobreviver por até 450 dias.

Para prevenir a proliferação do Aedes Aegypti, a Prefeitura aconselha:

– Eliminar recipientes que acumulem água
– Limpar calhas entupidas
– Manter areia nos pratos dos vasos de plantas e detergentes nas bandejas das geladeiras
– Manter caixas-d’água bem tampadas
– Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo e em local coberto
– Eliminar pneus velhos, latas e entulhos, armazenando-os em sacos de lixo
– Manter as piscinas limpas e com cloro ou, no caso das piscinas de plástico, esvaziá-las após o uso

Além disso, a Prefeitura reforça a importância da colaboração dos moradores, permitindo que agentes de saúde, devidamente identificados, entrem em suas casas para verificações mais detalhadas.