Publicado em 7 de junho de 2018
Orientações vem do Corpo de Bombeiros
As recomendações podem evitar acidentes
Encantadores, mas perigosos. Assim são os fogos que costumam abrilhantar o céu durante as festas típicas do mês de junho e também durante a copa. Apesar de tradicionais neste período, rojões e fogos de artifício podem causar danos à natureza e ferir a população.
Preocupados, o prefeito Heliton do Valle e o Corpo de Bombeiros de Itararé (SP) alertam e esclarecem a população quanto ao uso dos artigos.
“Todos os anos, a falta de cuidado com o manuseio desses produtos acaba mais cedo com a festa de alguém”, comenta Heliton.
Segundo o comandante da base do Corpo de Bombeiros de Itararé (SP), André Rossi, neste período de festas algumas recomendações são importantes, tais como:
– comprar o item apenas em lojas vistoriadas, elas tem o alvará fixado em local visível;
– nunca acender os fogos em locais fechados ou próximo a rede elétrica;
– ao acender jamais deixar o rojão próximo ao rosto ou apontado para outra pessoa;
– estar atento ao rótulo de segurança e data de validade dos artefatos.
“Os fogos podem provocar lesões leves como queimaduras, mas dependendo da potência podem provocar a amputação de dedos e até da própria mão”, informa o comandante.
Outro risco, lembra o prefeito, é a provocação de incêndios. Segundo ele, de junho a outubro, devido ao clima seco, há maior facilidade de pequenos pontos de queimada se alastrem e se transformem em grandes incêndios, por isso é necessário atenção.
Além dos fogos de artifício, recorda André Rossi, as fogueiras, comuns nas festas tradicionais de junho, jamais devem ser realimentadas com álcool e ter objetos lançados nela. “Isso só aumenta o risco de lesões”, afirma.
“Além dos alertas fica o reforço: soltar fogos não é crime, desde que feito com segurança, porém o uso de balões é proibido, podendo dar multa e até cadeia”, completa o comandante.
Atenção – No caso de queimadas e incêndios acione o Corpo de Bombeiros através do 193. Para denunciar o uso de balões ligue para 181.