Publicado em 13 de outubro de 2015

Prefeitura inicia vacinação anti-rábica nesta quarta-feira (14)

Publicado por Imprensa em:  13 de outubro de 2015 às 10:40

Os trabalhos de vacinação feitos pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria de Agricultura vão começar pela zona rural, onde serão distribuídos entre as unidades de saúde e propriedades rurais.

Para cada local a Vigilância Epidemiológica montou um calendário, que vai começar pelos bairros da zona rural. A vacinação na zona rural acontece nos dias 14, 15 e 21 de outubro.

Veja os roteiros e horários: Roteiro Canina 2015

Na zona urbana a Campanha de Vacinação em Cães e Gatos contra a Raiva acontece neste sábado, 17, e continua no próximo dia 24 de outubro. Os postos de imunização funcionarão nos dias 17 e 24 de outubro, das 08 às 11:30 horas e das 13 às 17:00 horas.

A campanha antirrábica tem o objetivo de controlar a doença de forma intensiva e ampliar a cobertura vacinal complementando o trabalho de rotina.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, quase sempre fatal, que afeta mamíferos (homem, cão, gato, morcegos e outros animais), causada por um vírus do gênero Lyssavirus que se multiplica e se propaga – via nervos periféricos – até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplicam.

A raiva é transmitida por meio da saliva do animal infectado, seja por mordedura, lambeduras e arranhaduras de mucosa ou pele com ferimentos.

Em áreas urbanas os principais transmissores são o cão, o gato e o morcego.

Locais de Vacinação:

Sábado, dia 17 de outubro:

Posto de Saúde da Vila Osório, PSF Vila Tonico Adolfo, PSF Vila Novo Horizonte, PSF vila Sta. Terezinha, PSF do Cruzeiro.

Sábado, dia 24 de outubro:

PSF Bairro Velho, PSF JD. Alvorada, escola Newton Marques na Paulicéia ,
Secretaria da Saúde e Centro de Eventos.

Mais informações na Vigilância Epidemiológica ou na Secretaria da Agricultura através dos números: 3531-3181,3532:4697 ou 3532-2457.

anti-rabica